Amigas que me visitam !!

terça-feira, 17 de julho de 2012

- Curao

Saudades do Brasil em Portugal!!!!






Já ando há tempo com vontade de comer curao....
E nunca dá certo....

Hoje,
como temos alguns pés de milho cá no quintal,
colhi 6 espigas que estavam
no ponto para fazer o doce.

Agora já feito,
daqui a pouquinho vou saboreá-lo e,
 matar a saudade desse singelo doce.

A cozinha brasileira,
em razão da miscigenação,
da variedade de raças e povos
que formaram a nação brasileira,
tem uma grande variedade de pratos...
Em princípio,
a cozinha brasileira está alicerçada na
cozinha indígena, na cozinha portuguesa 
e na cozinha africana.


Em algumas regiões,
como no sul do Brasil, em razão da variedade
de povos da Europa que para lá rumaram,
e de outras partes do mundo,
temos a influência da cozinha
alemã, italiana, polonesa, espanhola e japonesa,
entre outras.....

O curao de que vos falo,
é de origem indígena...
É um gostoso creme feito de milho....
Há quem coloque coco
( eu não gosto)...
ou leite condensado
( fica uma delícia, mas
também fica parecendo uma bomba calórica)
A minha receita é milho, água, leite e açúcar....

A saudade pode se manifestar de várias maneiras,
inclusive na forma de um curao......

Há uma infinidade de receitas,
e se quiserem saber como fazer
vá ao

http://tudogostoso.uol.com.br/receita/2836-curau-de-milho-verde.html

ou

http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/curau-milho-474265.shtml

ou

http://tudogostoso.uol.com.br/receita/97391-curau-de-milho-verde-tradicional.html
ou

http://zedaroca.fateback.com/62/curau_de_milho_verde.htm





9 comentários:

helena frontini disse...

o aspecto é convidativo.
Bom proveito, beijinhos.

lucia pestana disse...

Oi prima...
Esse doce está com uma ¨carinha¨ maravilhosa e é uma delícia!
Beijos

Marilia Baunilha e Patch disse...

Parece estar muito bom, Filomena! Bom proveito!

Beijos,

Eneida

Toca do trico e croche disse...

Boa noite amiguinha !
Você me deixou com água na boca...
Aqui na minha região tivemos uma super safra de milho este amo. E adivinhe quanta pamonha, quanto bolo de milho e quanto curau fizemos aqui em casa ??? Muitos !!!
Sempre se ganha uns quilinhos a mais, diante de tantas gostosuras.
Também gosto do meu curau feito apenas com leite e açúcar. Fica muito mais saboroso ! E este seu delicioso doce me parece irresistível.
Beijinhos!
Sonia Faria

Mari Albuquerque disse...

Filó,
eu AMO curau! Isso me lembra muito um tio muito querido (infelizmente o perdemos esse mês...) e foi com ele que comi curau pela primeira vez.
Uiuiui... delícia pura!
Bjs carinhosos,
Mari

fios de renda disse...

Na zona da Covilhã também se faziam papas doces, mas usando carolo de milho, isto é milho triturado fino. Processos diferentes, resultados parecidos: um doce simples e tradicional.
manela

Gladys Perfeito disse...

Ai, Filomena! Até eu aqui no Brasil fiquei com saudades do Brasil vendo o seu curau...rsrsrs
Aqui no Rio de Janeiro o milho está delicioso e temos comido muito em casa, mas só cozido na água e sal e depois colocamos uma manteiguinha em cima. Fica muito bom com um cafezinho.
A culinária brasileira é muito boa, mas a portuguesa não fica atrás.
Sorte nossa!
Beijos

Anónimo disse...

Filomena,te encontrei no blog da Terezinha,adorei seu blog se vc quiser me seguir vou adorar.
Adoro curau ,minha mãe faz melhor do que eu.
Vou deixar o link do meu blog
http://www.mgcrochearte.com/
Parabéns sucesso para você,bjs

Sonia Facion disse...

Afffffff....Filomena.....deu água na boca!!!!

Sonia